O AECM esteve presente na sessão de lançamento da rede nacional de Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), no dia 11 de dezembro, em Lisboa.
Atendendo às necessidades de qualificação do público mais jovem e dos adultos, importa ter em atenção os interesses dos alunos ou formandos e as empresas, numa lógica que implique trajetórias de qualificação tendo em vista o mercado de trabalho, com o intuito de consolidar a articulação entre a formação e o emprego.
Para mais informações sobre o conceito, os destinatários e a rede nacional dos CQEP, clique em http://cqep.anqep.gov.pt/, sendo certo que o CQEP do AECM deverá estar operacional no próximo mês de fevereiro, conforme notícia em http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=94633.
“Na evolução dos Centros Novas Oportunidades, os CQEP assumem uma intervenção mais alargada que integra as etapas de acolhimento, diagnóstico, informação, orientação de jovens e adultos para percursos de educação e qualificação profissional, bem como o reconhecimento, a validação e a certificação de competências adquiridas por públicos adultos em contextos informais e não formais de aprendizagem. A sua intervenção estende-se ainda à dinamização de redes locais para a qualificação, das quais resultarão contributos para a estruturação de uma rede de ofertas educativas e formativas adequada às necessidades locais, tendo em conta o tecido empresarial existente ou emergente, à monitorização do percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes soluções qualificantes; e à identificação de oportunidades de concretização de formação em contexto real de trabalho. A sua atuação deverá favorecer a projeção de um futuro com mais qualificação para todos, em articulação com o tecido empresarial, potenciador de mais oportunidades de emprego e de um crescimento económico mais sustentável e inclusivo”. http://www.agenda.anqep.gov.pt/np4/2738.html
Share |